Amor, sucesso e fartura
Dona Ana vivia numa cidadezinha do interior. Gostava dali, um lugar tranquilo, onde todos se conheciam. Certo dia, voltando para casa, viu três homens sentados em seu jardim. Ficou um pouco assustada no início, pois não conhecia nenhum deles, mas logo decidiu aproximar-se.
Vendo suas aparências tristes, resolveu oferecer ajuda.
- Olá, acho que não conheço vocês, mas, como estão em frente à minha casa, talvez desejem a minha ajuda. Por favor, entrem e comam alguma coisa, disse dona Ana.
- O seu marido está? – perguntou um dos homens.
- Não, está no trabalho.
- Então não podemos entrar. Vamos esperar até ele chegar.
Dona Ana não entendeu, mas também não quis questionar os homens. Entrou em casa e esperou o marido chegar do trabalho. Ao entardecer, quando o marido chegou, contou-lhe toda a história.
- Vá novamente lá fora e diga que estou em casa. Certamente estão morrendo de fome – disse o marido.
Lá foi a mulher e convidou novamente os três homens para entrarem em sua casa.
- Não podemos entrar os três juntos – disse um deles.
- Por quê? – indagou Ana, surpresa.
Um dos homens começou a explicar-lhe o porquê. Apontando para os amigos, disse:
- Este é Fartura e este é Sucesso. Eu sou Amor. Você precisa falar com seu marido e decidir qual de nós três vocês preferem na sua casa.
Ana entrou para falar com o marido. Explicou o que Amor lhe havia dito e os dois começaram a pensar em qual deixariam entrar.
- Vamos convidar Fartura. Deixe que ele entre e encha nossa casa de fartura – disse o marido.
- Não, meu bem, por que não convidamos o Sucesso? Ele nos traria muitos benefícios – respondeu a esposa.
- Não seria melhor convidar o Amor? – disse a filha pequena. – Nossa casa cheia de amor ficará linda.
- Eu concordo. Convide o Amor para entrar disse o pai.
A mulher saiu e convidou o Amor para entrar. Ficou surpresa, porém, quando os três se levantaram e começaram a caminhar em sua direção. Não resistiu e disse:
- Vocês disseram que não poderiam entrar juntos na casa. Não deveria entrar só o Amor?
Ao mesmo tempo, os três responderam:
- Se você convidasse A Fartura ou o Sucesso, os outros dois iriam embora. Mas o Amor nunca fica sozinho. Onde o Amor está, aí sempre haverá Fartura e Sucesso.
Para refletir
O amor é a base de todos os relacionamentos. As amizades exigem amor e a família exige amor. Quando amamos com sinceridade, todos os problemas são resolvidos, as dificuldades diminuem. Quando nossa vida tem amor, sentimo-nos mais fortes, mais unidos, mais vivos. O amor definitivamente nunca ficará só. Onde ele está, está também a fartura, o sucesso e muitas virtudes. Cultive o amor e você comprovará que isso é verdade.
Se você estivesse na história, qual dos três seria o seu convidado? A sociedade atual exige de nós a fartura e o sucesso, isso lhe influenciaria? Em que medida você se deixa guiar pelos padrões sociais? Qual a importância que você dá ao amor nos seus relacionamentos? Como você pode trabalhar o amor que sente pelos seus amigos e sua família?